quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Ás de Copas


Acho essa pintura um tanto fora do usual entre as minhas outras... Eu não lembro direito de onde veio a ideia de pintar uma criatura feminina alada, mas no fim me foi sugerido dar-lhe o título de Ás de Copas pelos óbvios elementos desse arcano incorporados por ela. Ela é um espírito da água, porém alado e volátil, ainda não bem formado, indicando um primeiro surgimento desse elemento. Os seios denotam nutrição e fertilidade, e o olho no peito indica despertar emocional. A cabeça é adornada por ipoméias brancas, uma flor de regência lunar (em inglês é chamada de "moonflower").

Caso um dia eu venha a desenhar um tarot, esse desenho pode ou não ser uma inspiração para os ases dos elementos...

3 comentários:

  1. Carol, as referências dos seus desenhos você pensa de antemão? ou vai fazendo e depois associa os significados?
    Sei que essa pergunta é meio tosca e aberta (e mal explicada) haha mas, de onde você pega essas associações? Tipo, a flor imagino que tenha sido feita pesquisando/sabendo antes que é de regência lunar... mas o resto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vou fazendo e depois associo, haha! Ou outras pessoas associam por mim, gosto muito de ouvir as interpretações das pessoas sobre meus desenhos, justamente pq gosto que eles sejam "histórias abertas". Eu não gosto muito de fazer desenhos com significados definidos - "ah, tal coisa vai simbolizar isso e aquilo". Acho bem mais interessante deixar fluir, sem racionalizar, pq no final os símbolos irão aparecer de qualquer forma, mas de um jeito que considero mais "sincero", natural, vindos do inconsciente.
      Uma ou outra coisa eu acabo adicionando conscientemente, acho que foi o caso das flores nesse desenho, por exemplo (inicialmente seriam rosas, mas eu não tava conseguindo fazer direito, e quando vi que o desenho tava tomando uma direção aquática/lunar, pensei em flores "lunares"; com frequência o próprio desenho vai me "guiando" e "pedindo" certos elementos, à medida que faço, mas não são planejados de antemão)

      Excluir
  2. Nossa Caroline, o trabalho ficou fantástico!

    É perturbador e encantador ao mesmo tempo. Mas o que achei mais legal, é a quantidade de significados que você conseguiu demonstrar. Acho muito legal, ilustrações com conceitos tão densos.

    Parabéns!

    ResponderExcluir

Real Time Web Analytics