domingo, 11 de outubro de 2015

Inktober 2015 - Parte I

Faz um tempão que não atualizo o blog e tem tanta coisa nova pra postar que preciso escolher alguma!
Ano passado tentei fazer o Inktober, mas acabei não indo até o fim. Esse ano estou fazendo novamente e tentando me manter determinada. Ano passado eu até errei um pouco no conceito, pois o "ink" não se refere a qualquer tipo de tinta como achei que fosse (eu fiz algumas pinturas só em aquarela), então esse ano estou me concentrando em usar apenas nanquim, acompanhado às vezes de aquarela ou marcador.
Até o momento foram 10, neste post vou colocar até o 5, depois vou colocando o resto em próximas postagens.

Dia 1.

É um desafio difícil desenhar todo dia. Afinal sempre tem aqueles dias em que não estamos com a menor vontade de desenhar, ou sem inspiração, ou nada que desenhamos parece sair bom. Além disso, não consigo fazer desenhos muito simples, de forma que sempre acabo gastando um tempo fazendo detalhes que nem sempre estou com paciência de fazer - mas faço assim mesmo, pois vejo como um desafio de disciplina. Desenhar todo dia é algo que eu acredito muito que deveria fazer, algo essencial para a evolução, mas geralmente minha instabilidade *existencial* me impede disso. Por isso quero levar a sério esse desafio, hehe!

Dia 2.

Também confesso que nanquim não é meu material preferido. Gosto muito mais do grafite, se fosse um Graphitober seria bem mais fácil pra mim, hehe. Mas esse é outro aspecto do desafio. Lidar com materiais com que não temos tanta afinidade ou facilidade nos força a aprender e buscar soluções. Com tudo isso, produzo alguns desenhos que não faria normalmente.
Dia 3.

Todos os desenhos são pequenos, no máximo um tamanho A5, às vezes menores. Tento colocar no papel algumas ideias que podem me servir de inspiração para desenhos mais elaborados mais tarde, e também ir praticando o traço em geral.
Em quase todos os desenhos eu faço algo que acho que não fica muito bom e eu penso "bom, da próxima vez já sei como não fazer", ou, "agora já sei qual aspecto preciso melhorar".

Dia 4.

Em alguns dias eu realmente sofro pra conseguir desenhar. Teve dia em que eu joguei uns 2 desenhos fora antes de conseguir fazer um que me deixasse satisfeita. Dá vontade de desistir e deixar de fazer naquele dia, mas meu perfeccionismo não me deixaria interromper a linearidade do desafio e pular um dia, nem mesmo fazendo 2 no dia seguinte, hehe! Então insisto e no final até acaba saindo algo inesperado. Mas meu processo criativo é quase sempre acompanhado por muitas crises e existencialismo. Tudo que acontece enquanto eu desenho me leva a reflexões sobre a arte, a vida, a criatividade, auto conhecimento. Não consigo fazer nada de forma despreocupada, tudo é muita matéria para pensamento.
Dia 5.

Acho que o símbolo de Capricórnio resume bem a forma dificultosa e introspectiva com que eu lido com a criatividade e a criação, hehe. Porém, sempre em frente!

Continuarei postando os próximos desenhos em breve! =)

8 comentários:

  1. Acho incrível que você tenha faita desenhos tão perfeitos e tão criativos / altamente simbólicos um por dia.

    Amazing !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Humberto!! Pois é, eu geralmente demoro pra fazer um desenho, sou devagar, então esse desafio de fazer 1 por dia, e ainda algo que eu goste, realmente tá sendo um desafio hahaha. =)

      Excluir
  2. Todos estão muito lindos, mas confesso que esse do dia 4 tá demais!!!! Fiquei um tempão olhando pra ele. Acho muito legal como você trabalha a simbologia em tuas ilustrações! É visível como tudo é muito bem pensando.. quisera eu conseguir fazer algo assim...eu sou muito impulsiva, desenho qualquer coisa :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ixe, mas não é tudo muito bem pensado, não! Heheh na verdade não penso muito, e ainda mais pra fazer algo todo dia, eu acabo ficando impaciente. Mas de alguma forma à medida que eu faço, vai surgindo ideias e elementos q vou colocando no desenho. Aí parece que foi bem planejado, mas não foi, foi meio que um fluir =) O do dia 4 é um dos meus preferidos, também!

      Excluir
  3. Que lindeza!!! =D Esse de capricórnio é fácil uma tatoo linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Michelli! É, agora que eu comecei a tatuar, posso aproveitar e tatuar alguns desses desenhos hehe! Pensei mesmo em alguns como tatuagem!

      Excluir
  4. Legal saber que alguém que desenha tão bem e detalhadamente pode ter tb suas crises existenciais no meio do processo. Para mim parece que está tudo lindo... mas entendo como é. O negócio é não se identificar com o trabalho... Achei lindo o signo de capricórnio, é seu signo? É meu signo e meu ascendente. Beijos e parabéns pelo inktober. Esse ano não me permiti nem tentar, pois me mudei de cidade no início de Outubro, então não era um momento nada propício. Mas ano que vem pretendo fazer.

    ResponderExcluir
  5. Legal saber que alguém que desenha tão bem e detalhadamente pode ter tb suas crises existenciais no meio do processo. Para mim parece que está tudo lindo... mas entendo como é. O negócio é não se identificar com o trabalho... Achei lindo o signo de capricórnio, é seu signo? É meu signo e meu ascendente. Beijos e parabéns pelo inktober. Esse ano não me permiti nem tentar, pois me mudei de cidade no início de Outubro, então não era um momento nada propício. Mas ano que vem pretendo fazer.

    ResponderExcluir

Real Time Web Analytics