sábado, 11 de outubro de 2014

Demônios

Eu quase não desenho figuras masculinas porque não é algo com que eu consiga facilmente me identificar. Mas em algumas ocasiões elas aparecem:



Em geral quase todos os meus desenhos são aspectos de mim mesma que estou tentando expressar ou com que estou tentando lidar. Reparei que geralmente as poucas figuras masculinas que desenho são demônios.

Acredito que temos forças chamadas "femininas" e "masculinas" dentro de nós. Jung fala de animus e anima. Na verdade não gosto de usar as palavras "feminino e masculino" nesse contexto porque na nossa cultura elas são muito confundidas com homem e mulher, concepção com a qual não concordo, mas estes acabam sendo os símbolos aos quais recorremos para expressá-las: de alguma forma há aspectos "masculinos" dentro de mim que expresso na forma de homens-demônios. Eles nunca são maus. Eles falam de raiva, rancor, luxúria, amargor, caos, dor, poder obscuro, forças do submundo interior. Alguns estão feridos e em busca de acalento e perdão.

De qualquer forma, eu sempre preciso estar numa estado de espírito específico pra sentir vontade de desenhar homens-demônios. É um contato com forças interiores diferentes das mulheres que costumo desenhar.

4 comentários:

  1. "Acredito que temos forças chamadas "femininas" e "masculinas" dentro de nós. Jung fala de animus e anima. Na verdade não gosto de usar as palavras "feminino e masculino" nesse contexto porque na nossa cultura elas são muito confundidas com homem e mulher, concepção com a qual não concordo, mas estes acabam sendo os símbolos aos quais recorremos para expressá-las" Alguém que pensa isso <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe <3 Essa questão de gêneros é complicada. Acaba poluindo até nossas concepções de espiritualidade. Procuro questionar bastante isso!

      Excluir
  2. Tô completamente encantada com as tuas artes e com todas as reflexões que tu faz sobre elas. <3

    ResponderExcluir
  3. http://aneldasfadascristalina.blogspot.com.br/#

    ResponderExcluir

Real Time Web Analytics