sábado, 11 de outubro de 2014

Demônios

Eu quase não desenho figuras masculinas porque não é algo com que eu consiga facilmente me identificar. Mas em algumas ocasiões elas aparecem:



Em geral quase todos os meus desenhos são aspectos de mim mesma que estou tentando expressar ou com que estou tentando lidar. Reparei que geralmente as poucas figuras masculinas que desenho são demônios.

Acredito que temos forças chamadas "femininas" e "masculinas" dentro de nós. Jung fala de animus e anima. Na verdade não gosto de usar as palavras "feminino e masculino" nesse contexto porque na nossa cultura elas são muito confundidas com homem e mulher, concepção com a qual não concordo, mas estes acabam sendo os símbolos aos quais recorremos para expressá-las: de alguma forma há aspectos "masculinos" dentro de mim que expresso na forma de homens-demônios. Eles nunca são maus. Eles falam de raiva, rancor, luxúria, amargor, caos, dor, poder obscuro, forças do submundo interior. Alguns estão feridos e em busca de acalento e perdão.

De qualquer forma, eu sempre preciso estar numa estado de espírito específico pra sentir vontade de desenhar homens-demônios. É um contato com forças interiores diferentes das mulheres que costumo desenhar.

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Inktober!

Fiquei sabendo deste desafio chamado Inktober, proposto pelo artista Jake Parker. O desafio é fazer um desenho em tinta por dia, durante todo o mês de Outubro. Aí, você deve postar em sua rede social com a hashtag #inktober. E é isso!
A única regra é utilizar algum tipo de tinta, como nanquim, aquarela, caneta, etc. Fora isso, a temática e a criação são livres!

Eu comecei um dia atrasada, então ainda quero fazer um desenho a mais em algum dia para compensar o primeiro. Mas estes são meus desenhos até agora:

 
#1 Uma mulher-mandrágora. Em nanquim, rabiscadinha com grafite.

#2 Um cogumelo Amanita em aquarela.

#3 Mais cogumelos em aquarela.

#4 Mulher coruja, em nanquim e guache dourado.
#5 Menina pássaro, ou harpia, em nanquim e caneta dourada.

Mas não tem sido fácil fazer um desenho todo dia! E muitas vezes, os desenhos que tentei fazer inicialmente não deram certo, estraguei ou não fiquei feliz com eles, e acabei fazendo outro. Foi o caso dos dois desenhos de cogumelos, hehe! E é possível que alguns eu queira refazer depois, como a Mulher Coruja, pois cometi alguns erros e coisas que gostaria de melhorar.

Mas é este o objetivo, praticar todos os dias e se aprimorar. Fazer desenhos em nanquim, por exemplo, pra mim não é muito fácil, pois não é uma técnica à qual eu esteja acostumada. Acho que gosto mesmo é do grafite, hehe! Mas quero praticar, quem sabe adquiro mais familiaridade e me afeiçoo à técnica.

E vamos lá! Ainda faltam 26 desenhos até o final do mês, hehe!
Eu geralmente vou postando todos na minha página do facebook, pra quem quiser acompanhar:
https://www.facebook.com/artofcarolinejamhour

Vocês podem clicar na hashtag #inktober lá no facebook, e também no twitter, para ver trabalhos de outros artistas que também estão participando do desafio! =)
Real Time Web Analytics