segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Paciência

Às vezes estamos atravessando tempestades ou florestas noturnas dentro de nossas paisagens internas. Exteriorizei alguns pequenos sortilégios em forma de desenhos no meu sketchbook.

Baba Yaga deu a Vasilisa um crânio numa estaca, de dentro do qual saía uma luz fantasmagórica, para iluminar seu caminho de volta pela floresta escura. Essa mesma luz transformou-se em fogo que incinerou sua madrasta e irmã más que lhe queriam o mal, quando Vasilisa voltou para casa.


E durante tempestades que parecem infindáveis, há de se ter paciência. Não há água infinita no céu, os ventos e tornados uma hora cessam, e essa é a natureza das coisas.
A vela preta esgota o mal. Sua chama brilha firme mesmo em meio ao vendaval. Quando termina de queimar, está findado o sofrimento.


7 comentários:

  1. Qual a sua religião desculpe a pergunta..... Seu desenhos são maravilhosos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Jonathan!
      Eu não tenho uma religião, mas tenho minhas crenças e vivências espirituais, por isso acabo me denominando pagã, hehe =)
      Beijos!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Não lembro da primeira vez que ouvi falar dela. Mas a primeira vez que li a história da Vasilisa foi no livro Mulheres que correm com os lobos...

      Excluir
    2. vim até seu blog através de um desenho... o nome me parecia muito familiar , procurando na net vi que faz parte do folclore eslavo. Tenho muito interesse nessas coisas, fiquei curioso para saber se você tinha conhecido através de algum livro ou pela família(acho muito foda quando vem por família). Se a Baba Yaga é a tempestade o que você acha que são as irmãs más? (e valeu pela dica de livro involuntária o/ hahaha)

      Excluir
    3. Poxa... hahaha não sei o que seriam as irmãs más! Mas por que coloca Baba Yaga como a tempestade?

      Excluir
  3. Pelo que eu li uma das interpretações é a de que vasilisa seria a luz Baba Yaga a tempestade e que as irmãs seriam "nuvens negras".
    Essas histórias geralmente tem alguma representação real...você relacionou a paciência.
    pensei que talvez a tempestade seja os obstáculos reais da vida e que as nuvens negras as ilusões, coisas que pensamos que nos restringem mas que na verdade não.... sei lá viajei um pouco ^^"

    ResponderExcluir

Real Time Web Analytics