sábado, 5 de outubro de 2013

Sinos de Fadas e Bruxas


Terminei esse desenho e fiquei pensando que título dar a ele. Sempre dou títulos meio óbvios e queria pensar em algo diferente. Resolvi pesquisar mais sobre essas flores, jacinto-dos-campos (Hyacinthoides non-scripta), pra saber de histórias ou algum simbolismo ligado a elas. Eu só sabia que eram chamadas de sino-de-fadas, mas não conhecia as histórias muito profundamente. Acabei descobrindo algumas coisas legais, e tentei reuni-las neste post.

Traduzindo alguns de seus diversos nomes do inglês, temos: sino de fadas, dedal de fadas, dedal de dama, sino de bruxas, sinos azuis, sinos de defunto, sino de lebre, jacinto selvagem, entre outros.

É uma flor fortemente associada às fadas: diz-se que estas tocam as flores como sinos para convocar uma reunião. Elas também são muito protetoras com essas flores, amaldiçoando qualquer um que as danifique. Por isso, é considerado má sorte atravessar um campo de jacinto-dos-campos. Diz-se também que estas flores têm a propriedade de permitir que um mortal veja fadas, ou o mundo das fadas.

Mas não só às fadas ela é associada: há histórias que dizem que bruxas se transformam em lebres, para se esconder entre os jacinto-dos-campos (explicando um de seus nomes, harebell, ou sino de lebres). As flores produzem um leite branco, que seria usado pelas bruxas para produzir um unguento usado para voar e também para se transformar em lebre.

Na Idade Média, esse "leite" era usado para colar penas às flechas.

Bluebell Dawn, fotografia de Barry Wakelin.

 Se você ouvir o sino de um bluebell soar, é porque você ou alguém próximo irá logo morrer. O que talvez não seja uma mentira, já que as flores são venenosas, então se você estiver perdido num campo destas flores e se sentir desorientado e com sinos nos ouvidos, é melhor se preocupar.

Sendo associada a fadas e bruxas, essa flor tem um significado fortemente lunar. Não à toa, é associada ao pastor (ou, às vezes, caçador, rei, ou astrônomo) Endymion, na mitologia grega. Selene, a deusa da Lua, se apaixonou tanto por sua beleza, que pediu para que o fizessem dormir para sempre, para conservar sua beleza e juventude, e ia visitá-lo todas as noites. Com ele teve 50 filhas. É interessante notar neste mito a ligação entre a morte (o sono eterno) e a vida e fertilidade, associação comum em diversas mitologias. Talvez por causa da história de Endymion, diz-se que estas flores previnem pesadelos se deixadas ao lado da cama.

Diz-se também que esta flor tem a propriedade de afinar os véus entre os mundos e realidades. Da mesma forma que círculos de cogumelos (também ligados às fadas e com efeito semelhante sobre os mortais que os adentrarem), são portais para o mundo das fadas, e alerta-se sobre o perigo de se ficar perdido em um estado estranho, preso entre mundos, ao passar por campos de jacinto-dos-campos, e ter que ser retirado de lá por outra pessoa. Crianças seriam especialmente mais suscetíveis ao perigo de se ficar preso entre mundos ou ser sequestrado para o mundo das fadas.

Provavelmente há muitas outras histórias e mitos ligados a estas flores. De qualquer forma, jacinto-dos-campos era uma de minhas flores preferidas, e gosto ainda mais delas agora.

Ah! E sobre o título da pintura, acabei optando pelo simples e óbvio, mesmo: Bluebells.

15 comentários:

  1. Vi no tumblr e vim comentar aqui também. Tudo nessa ilustração é lindo e perfeito. A expressão, as cores, cada detalhe.
    Adoro esse essa combinação de fadas, bruxas e afins. Não fazia ideia desse misticismo todo atrelado aos jacintos-dos-campos! Parabéns pelo talento, Carol!

    ResponderExcluir
  2. Bluebells é lindo! Por que eles chamam tudo que é roxo de azul? Pq não purplebells... :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, verdade, tudo que é roxo chamam de azul! Mas existe uma variação de cores entre essas flores, acho que tem algumas mais azuladas, outras rosadas, e até brancas...

      Excluir
  3. Gosto muito do seu faro para coisas magicas! confesso que nunca dei muito importância para esta esta flor, embora seja linda. Agora, depois do que eu vi e li (depois de ter ficado inspirado também), vou começar a olhar para elas com outros olhos. Gosto muito de flores, mas as vezes não me passa pela cabeça o quão mágica elas possam ser, ou quanta tradição elas carregam consigo. É incrível!
    Quanto ao desenho, não tenho muito o que dizer, se não que está impecável!

    ResponderExcluir
  4. Que lindo! Histórias adoráveis, fiquei bastante curioso sobre a planta - que é linda, em conjunto mais ainda. E o tempero sombrio e mitológico das histórias, perfeito. Adorei o post, e o desenho realmente impecável, sempre que vejo algum desenho seu morro de inveja hahaha. Você desenha tão bem :/ muito sucesso, Carol! Continue postando! <3

    ResponderExcluir
  5. Ai Carol, eu gosto de vc, pq vc me faz lembrar de coisas que eu nem sei direito explicar. Coisas que eu não vivi, entende?? O tipo de conhecimento que vc acaba me trazendo invariavelmente é um sentimento mto bom.

    ResponderExcluir
  6. Lindo post, adorei a história, e os toques de luzes da fada.

    ResponderExcluir
  7. poxa.. fui no seu ask fazer uma pergunta e ele estava fechado. Vim perguntar como te fazer perguntas agora que vc não tem ask, li a história e esqueci o que eu queria perguntar rs é uma boa historia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, eu dei um tempo no ask. Vc pode perguntar por aqui mesmo se quiser =)

      Excluir
  8. Deixo aqui meu apelo pra vc vender seus desenhos pro AllPosters(ou similar)! Eu adoraria ter um desenho seu em tamanho enooorme *o* sou mto fã dos seus desenhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, B.b! No AllPosters não sei, mas dá pra comprar impressões de meus desenhos em sites como o Society6 (http://society6.com/CarolineJamhour) ou encomendar direto comigo uma impressão giclée (http://fadamariposa.blogspot.com.br/2013/07/impressoes-giclee.html) =)

      Excluir
  9. http://ela.oglobo.globo.com/beleza/mudanca-radical-atriz-de-game-of-thrones-passa-maquina-zero-na-lateral-do-cabelo-11344850

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente!! Até a pose dela na foto ficou igual ao desenho, hahaha...

      Excluir
  10. Os rostos dos seus desenhos lembram em muito os traços do seu próprio rosto, Caroline. Parece que todos os seus desenhos são belíssimos auto-retratos seus, mas com singelas alterações. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já me disseram isso muitas vezes, algumas vezes eu até enxergo a semelhança, outras (como nesse caso) não acho que tenha a ver e fico imaginando oq as pessoas enxergaram... acho que toda arte acaba sendo um auto-retrato do artista de alguma forma, só que em algumas vezes isso é mais óbvio do que em outras, né? Hehe! =)

      Excluir

Real Time Web Analytics