quarta-feira, 17 de julho de 2013

3 WIPs

 Demorei pra atualizar, mas não é por ter ficado improdutiva, não! Eu não tava com muita vontade de postar WIPs, queria postar um desenho pronto, mas tive algumas dificuldades no caminho, acabei começando outros, e bom, não custa nada dar uma espiadinha, né?


Esse é o desenho que começou a me dar problemas. Está havendo nessa pintura um negócio que pesquisando descobri se chamar "color banding" ou "posterização". O que ocorre é que, ao invés das cores se mesclarem suavemente como num gradiente ou degradê, as cores ficam "duras", sem conseguirem se mesclar. Mesmo que o pincel seja suave e esfumaçado, nada funciona. Recortei um pedaço da imagem em que isso está ocorrendo:

Não sei se vocês conseguem ver, mas há várias "manchas" de cores perceptíveis. Já tentei de tudo, configurações de perfil de cor tanto do sistema quanto do photoshop, aumentar pra 16 bits, pesquisei em sites e fóruns pra ver se alguém tinha o mesmo problema e conseguiu resolver... e sim, várias pessoas com o mesmo problema, mas nenhuma solução. Fiquei pensando se pode ser algum problema com meu monitor ou placa de vídeo, até enviei o .psd para uma amiga tentar mexer e ver se acontecia o mesmo, e sim, aconteceu no computador dela também. Então, não sei mais o que fazer.

Eu acho que no final das contas é um problema de limitação de cor, mesmo - não existem cores suficientes, no RGB, para produzir tons intermediários entre as cores que usei na pintura, então elas não mesclam. Isso acontece quase que exclusivamente com essas cores escuras. Quando são cores claras, fica tudo suave, lisinho e bonitinho.

Então desisti de tentar resolver esse problema. Eu tinha parado de mexer nessa pintura pra ver se conseguia uma solução, estava frustradíssima - mas o jeito é procurar contornar o problema com alguns truques (vou aplicar texturas, noise, trabalhar com layers).

Nesse meio tempo, resolvi começar outro desenho, usando cores claras.

Tá meio cru ainda, mas eu adoro essas flores, bluebells - não consegui descobrir o nome delas em português, se é que há...
(EDIT: minha amiga Sarah Helena me disse que o nome em português é "jacinto dos campos". Obrigada, Sarah! ♥)

No momento deixei estes dois anteriores de lado um pouco e estou trabalhando neste aqui:

Tenho um prazo pra terminá-lo e por isso estou dando prioridade. Irei inscrevê-lo para um zine colaborativo do Society6 chamado "Vacancy". Também está havendo algum color-banding neste desenho por causa das cores escuras, mas fazer o quê... =(

Postarei os desenhos finalizados quando estiverem finalizados!

10 comentários:

  1. Olá, gostaria de saber oq é WIP.

    Obrigado =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Hiléia respondeu ali embaixo hahaha, é sigla pra Work in Progress =)

      Excluir
  2. WIP é "Work in Progress", anônimo!

    AI CAROL, QUE LINDOOOOS! MORRI! <3 <3 <3
    Gostei especialmente da fadinha com bluebells, pq tá rabiscadinho do jeito q eu gosto!:P O primeiro está totalmente amazing, com mancha e tudo, tô louca pra ver terminado! E o Vacancy só não ganha lugar no zine se o pessoal que escolhe tiver algum problema, hahahah... AMO ver seus WIPs! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nhi ♥♥♥ Mas o rabiscadinho da fada dos bluebells vai sumir, né, só tá assim pq eu rabisquei as cores, ainda vou alisar =~
      Obrigada, Léia linda ♥

      Excluir
  3. MEO DEUS! Que liiiiindos! Por favor, jamais desista do primeiro! Tá divino! (haha, não reisiti). Geeeeente, e esse das bluebells?? Você é muito talentosa, Carol! Muito amor as suas ilustrações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não desistirei, prometo!! ♥ Muito obrigada!

      Excluir
  4. Foooooda. Adorei os olhos de lua cheia das duas primeiras *_*

    ResponderExcluir
  5. Olá Carol, uma solução "temporária" mas que funciona comigo, é assim: Converta a imagem para 16 bits. Depois crie 1 ou 2 layers do tipo Overlay todo branco e coloque-os no topo da imagem (fazendo com que todas as cores da imagem fiquem clareadas). Então você poderá corrigir as imperfeições causadas pelo Color Banding nas cores mais escuras. Mesmo que você desative as duas layers Overlay, ele poderá mostrar novamente o Color Banding, mas o problema foi corrigido (na imagem), já que o monitor não mostrará as cores mais escuras (talvez um monitor do nivel do Eizo ColorEdge, que custa uma fortuna).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pela dica, eu vou tentar fazer isso na próxima vez que tiver esse problema. Pelo que eu vi, é um problema de monitor inadequado, mesmo, assim que eu puder vou trocar o meu por um melhor e que seja mais adequado para arte =)

      Excluir

Real Time Web Analytics