quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Chifres de Cristal

Tive um sonho em que chifres começavam a crescer na minha testa. Eram feitos de cristais de quartzo, em pontas retas que se geminavam. Quando eu mexia neles, sentia que eles na verdade atravessavam meu crânio. Eu me orgulhava deles.

Enquanto eu fazia esse retrato eu constatei novamente o que já constatei milhares de outras vezes - cada vez que faço um novo desenho: sempre há um momento de frustração em que eu penso "não sei desenhar!". Eu sei que parece idiota. Mas acho que todo desenho que faço começa meio horrível, aí o desenvolvimento dele se dá através de meu esforço para fazê-lo parecer bom. Até que finalmente, com alívio, fico (razoavelmente) satisfeita.
Mas é esse o processo: não é começar uma arte bonita, sabendo o que estou fazendo; é começar algo esquisito, sem fazer muita ideia do que estou fazendo, e daí me esforçar para consertar.
Acho que preciso desenhar e praticar mais (sempre digo isso e passo meses sem desenhar), pra chegar num ponto de prática em que eu realmente saiba o que estou fazendo, porque por enquanto, cada desenho ou pintura prontos me parecem puro acidente ou milagre divino. Hahahah.

Estou lendo um livro que estou amando tanto que dá vontade de transcrever ele inteirinho pra compartilhar com as pessoas. É Variações sobre o prazer, de Rubem Alves. Cada passagem é preciosa. Eu sempre levo pra ler enquanto espero na fila do correio, e fico tendo arroubos extasiados em que minha respiração involuntariamente arqueja com a emoção de ler algo que toca minha alma, que soa tão verdadeiro. E o mais interessante é que o livro fala exatamente sobre isso... a verdade do corpo, e como o corpo reage com prazer quando reconhece uma verdade que ele já sabe.

Provavelmente eu vou transcrever alguns trechos aqui ao longo dos posts. Por hora, vou deixar esta pequena fábula que ele conta no livro.

Conta-se que, um dia, um gafanhoto encontrou-se com uma centopeia que descansava no meio da folhagem.

- Dona Centopeia, eu tenho pela senhora a maior admiração. Deus Todo-Poderoso me deu apenas seis pernas. Para a senhora ele deu cem. Assombra-me a elegância tranquila do seu andar. Todas se movem na ordem certa. Jamais vi uma centopeia tropeçar. Mas, por isso mesmo, tenho uma curiosidade: quando a senhora vai começar a andar, qual é a perna que a senhora mexe primeiro?

- Obrigada pelos elogios, senhor Gafanhoto - respondeu a Centopeia. - Sua pergunta é muito interessante porque eu mesma, até hoje, nunca pensei no assunto. Sempre andei sem pensar. Perdoe minha ignorância. Jamais fui à escola do andar certo. Não fui conscientizada. Andei sempre um andar ignorante. Mas agora vou prestar atenção...

Conta-se que, desde esse dia, a Centopeia ficou paralítica.

16 comentários:

  1. A senhora me irrita com esse negócio de 'não sei desenhar'. Só não te desejo o azar de ser eu porque aí já é demais.

    ResponderExcluir
  2. Por isso escrevi em seguida que "eu sei que parece idiota" (e é)hahaha, mas é um sentimento real q eu tenho =~(

    ResponderExcluir
  3. Nem sei mais que elogios usar. :x Que coisa mais linda! E por mais que vc evolua cada vez mais sua técnica, acho que a essência que faz seus desenhos serem tão especiais e terem tanta alma é algo inato seu, é algo que vem do seu íntimo e do que vc é e não da pra treinar e aprender isso. Já vi desenhos fantásticos de artistas com técnicas absurdas, mas não me causam o encantamento que os seus trabalhos me causam sempre. Vc é mágica, Carol. :)

    ResponderExcluir
  4. Cada vez mais mágica :)

    Seus desenhos desenrolam cenas de histórias na minha cabeça com música, por exemplo, esse desenho aew eh uma busca por algúem q sumiu numa floresta, aew se encontra um pedaço d algo q esse ser deixou pra trás e aí tá tocando essa música ...

    http://www.youtube.com/watch?v=DXs-Fak4pao

    ResponderExcluir
  5. blargh o link ficou sem link ¬¬

    ResponderExcluir
  6. Ahhh Fada Mariposa! Gosto dos seus desenhos e do seu jeito mágico de ser! Continue sendo a centopeia com seus andar gracioso, sem pensar em qual perna mexer primeiro. A vida já tem perguntas demais! ;-)

    ResponderExcluir
  7. Beautiful drawing! And I like the haircut of the girl...maybe because I also have short hair with a longer tail on the back :D

    Tommy

    ResponderExcluir
  8. Tommy, hahaha me too - the girl on the painting is me! It's about a dream I had, in which I had crystal "antlers" =)

    ResponderExcluir
  9. Bela, amei a música, tem algo de melancólico e combina mesmo com um momento de perda... que lindo vc associar isso à minha pintura ♥

    ResponderExcluir
  10. I hadn't noticed the facebook link to your art page, here on the right, so I searched your name and I saw your profile page. And I saw your rat tail...it's beautiful! Never saw anything like that here in Italy. My rat tail is less than 20 centimetres long and it's considered a pretty long braid! :D
    However I will sand a message on fb, to let you know who has looked into your page! :D

    ResponderExcluir
  11. Sorry, I didn't signed my comment, I'm Tommy!

    ResponderExcluir
  12. Ola, adorei seus desenhos, me apaixonei pelo "birdie" aquela harpia linda que esta no comecinho do blog, encontrei seu blog hoje e gostaria de entrar em contato pq gostei tanto do desenho que pretendo tatua-lo, como autora, teria problema? rs
    Parabéns seus desenhos sao lindos, já sou fan :)

    ResponderExcluir
  13. Hey, Tommy! =D Thank you for your compliment! My rat tail is rather big because I didn't grow it... my whole hair was pretty long, then I cutted it all and left only the tail! =D It would take a long time to make it the other way round, hehe!

    ResponderExcluir
  14. Carolina, vc pode tatuar o desenho sim =) Só peço que me deixe ver a tatuagem depois, hehe, fico curiosa! Um beijo e obrigada =)

    ResponderExcluir
  15. moca, estou apaixonada pelo blogue! nem sei bem como cai aqui, mas fiquei ate' agora porque li TODOS os posts. ja' assinei, e vou ficar de olho pra quando aparecerem mais desenhos da menina com cabelos de galaxia... quero muito! vou dormir mais leve e mais feliz :) boa noite!

    ResponderExcluir

Real Time Web Analytics