quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Don't think

Tava morrendo de vontade de pintar com aquarela, e por acaso achei um bloco de papel pra aquarela fechadinho que eu tinha esquecido que tinha comprado. Comecei a fazer esse desenho:



Eu tô querendo fazer desenhos mais despreocupadamente, sem pensar muito em planejamento, em regras, etapas, exatidões, e simplesmente me divertir seguindo meus caprichos. Percebi que ao longo do tempo eu fui me impondo muitas limitações de como um desenho deve ser feito, que regras e técnicas devem ser seguidas, qual o jeito "certo" de fazer um desenho, e isso foi tirando meu prazer de simplesmente desenhar, sem compromisso, apenas colocando a mim mesma no desenho. Eu vejo muitas artes por aí que contém "imperfeições", mas são de tal forma naturais que você apenas compreende aquilo como uma característica da espontaneidade e naturalidade do artista, que apenas adiciona à beleza da arte. Claro, é diferente de uma arte sem estudo, desleixada (tipo o Rob Liefeld, que é ruim mesmo), mas a liberdade da arte permite algumas imprecisões anatômicas, por exemplo, ou o não-seguimento de etapas específicas.

Então eu resolvi ir fazendo o desenho sem me preocupar com linhas imprecisas, com a sujeira do grafite, sem neuroses.


Começando a pintar com a aquarela. De início eu pensei em deixar as linhas em grafite mesmo, e sem nem apagar as linhas "fora do lugar", mas comecei a sentir falta do contraste de linhas escuras mais definidas, então parei com a pintura e comecei a passar a caneta nanquim.


...o que faz, automaticamente, com que as cores percam profundidade, então eu vou ainda reforçá-las depois.

E assim vou construindo o desenho. Desordenadamente. Anarquia. Fuck the police.

17 comentários:

  1. Muito,muito,MUITO lindo.
    Em tudo,traços e pinturas.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Carol, vire tatuadora e faça as pessoas exporem sua arte pelo mundo.

    ResponderExcluir
  3. queridas, que desenho lindo! sou absolutamente leiga em técnicas de pintura, conto apenas com meu instinto e gosto pessoal mas não posso deixar de dizer que achei a imagem belíssima e o texto que acompanha é bem bacana. fiquei curiosa pra conhecer o restante do blog ;*

    ResponderExcluir
  4. Um dos mais lindos que já vi. Pago pau pros teus desenhos.

    A primeira coisa q pensei qd vi pintado foi que daria uma tattoo foderosa.

    ResponderExcluir
  5. Gorgeous result,
    Best regards from Paris,

    Pierre

    ResponderExcluir
  6. Ah <3
    Yours is the kind of art I would love to hang on my wall and stare at all day.

    L.
    Good Morning Angel.

    ResponderExcluir
  7. Carol,

    Seu desenho está lindo. Sei que você procurou fazer algo mais solto e despreocupado, mas o desenho ficou perfeito. Talvez isso já esteja dentro de você. Como você disse, ele demostra ainda muito estudo e mesmo uma arte mais "solta e espontânea" ainda leva em consideração os estudos.

    Eu concordo muto com o que você disse: "Claro, é diferente de uma arte sem estudo, desleixada (tipo o Rob Liefeld, que é ruim mesmo), mas a liberdade da arte permite algumas imprecisões anatômicas, por exemplo, ou o não-seguimento de etapas específicas"

    parabéns pelo desenho, eu adoro os seus trabalhos, acho que temos muito em comum.

    Não fique muito tempo sem postar aqui, eu adro suas postagens.

    ResponderExcluir
  8. Que aquarela é essa que você usa? Falando em aquarela, sua paleta de cores é bem bonita.

    ResponderExcluir
  9. Fico muito feliz que vc tenha tomado esta decisão. Quando paramos de sentir o desenho para apenas pensa-lo tantas coisas positivas se perdem - é importante conciliar os dois para uma expressão plena. Na minha opinião, este é um dos seus trabalhos mais lindos e tocantes que já vi.

    E, SIM, daria uma tatuagem maravilhosa!

    ResponderExcluir
  10. Que desenho maravilhoso! Você vende seus desenhos?

    ResponderExcluir
  11. Eu queeeeeeeeeeeeeeero esse desenho maravilhoso D:

    ResponderExcluir
  12. Olá sou visitante constante desse blog, e queria dizer que realmente amei esse desenho e as cores e os ossinhos...ah, e adorei o "Fuck the police" no final do texto!
    hehe.
    Saúde para continuar com a paixão!

    laury

    ResponderExcluir
  13. caramba, como vc é talentosa! que desenho maravilhoso! *___*
    adoro todos os seus desenhos, mas, de alguma forma, vc subiu o próprio nível. essas fases de maior liberdade seguidas de nova fase com regras diferentes e execução mais difícil fazem parte do "aprendizado" - embora dizemos que há sempre o que aprender, acho difícil alinhar essa palavra com vc, q é MESTRA.

    ps: temos uma lagarta "de estimação" aqui em casa agora. ela fez um casulo numa das plantas aqui do vaso e lembrei de vc. minha filha chama ela de absalana. devia ter tirado umas fotos. durante vários dias ela tirava a cabeça pra fora do casulo pra comer mais um pouco e chegou a mudar ele de lugar. agora está fechadinho.

    ResponderExcluir
  14. Gente, obrigada a todos pelos comentários!! ♥

    Respondendo as perguntas:

    A aquarela que eu uso é de um estojo antigo que ganhei, já era usado, da Guitar. Não faço ideia se é de boa qualidade ou não, haha.

    Sim, eu vendo meus desenhos =)

    Fernando, que gracinha a história da lagarta, vc está registrando a metamorfose dela com fotos?

    ResponderExcluir
  15. Estou com inveja! Que feio, mas acho que é isso mesmo.
    Eu sou completamente apaixonada pelos seus desenhos, todos eles e queria aprender a desenhar sem medo, livre, da forma que você descreveu.
    Não sei explicar como, mas parece que assim como tudo na vida, acomodamos nossa mente da forma mais fácil ou regrada quando crescemos.
    Estou lutando contra isso! Idéias viciadas, técnicas viciadas .
    TE ADMIRO MUITO , você é uma inspiração pra mim :]

    Ah, só mais uma coisinha
    Eu nunca fiz nada com aquarela,nem mesmo sei os materiais,se não for pedir muito,que tipo de papel você recomenda?Qual a marca? O que devo ter para começar?

    ResponderExcluir
  16. Bianca, desculpa a demora em responder vc! Acho que eu nao tinha visto seu comentário!
    Muito obrigada por palavras tão carinhosas! ♥
    O papel de aquarela que eu uso é canson mesmo, tem de vários tipos de textura, geralmente dizem na capa que são para aquarela =) A tinta que eu uso é de uma marca aleatória, de um estojo usado que minha tia deu hahaha, eu ainda não conheço mtas marcas boas de aquarela, em lojas de arte vendem bisnagas separadas, igual tinta a óleo e acrílica... fora isso, vc precisa de bons pincéis macios =) Acho que é isso!

    ResponderExcluir

Real Time Web Analytics