segunda-feira, 14 de maio de 2012

Passarinhos, passarinhos

Sempre que descubro um passarinho que ainda não conhecia de alguma cor fantástica, penso que não deve ter nada mais lindo que aquilo. Mas aí eu descubro outro ainda mais fantástico! A natureza não tem limites em nos maravilhar. E passarinhos são simplesmente como jóias, únicas e multicoloridas.

Aqui estão alguns pássaros lindos que andei descobrindo:

Estorninho-de-dorso-violeta (Cinnyricinclus leucogaster)


 Eu nunca tinha visto nenhum pássaro com essa cor. Eu AMO pássaros com cores metálicas ou iridescentes - mas esse violeta é lindo demais! Um espetáculo esse passarinho! Mas só o macho possui essa cor, a fêmea é marronzinha. Ele é encontrado na África.

Colibri-garganta-de-fogo (Panterpe insignis)

Dentre todos os pássaros, os beija-flores são verdadeiramente pequenas jóias voadoras. Mas alguns são especialmente preciosos: este beija-flor tem todo um arco-íris na garganta! Ele é encontrado apenas nas montanhas de Costa Rica e no Panamá.

Pássaro-cetim (Ptilonorhynchus violaceus)

 O que me encantou neste pássaro não foi a cor da sua plumagem, embora o macho seja de uma linda cor negro-azulada, brilhante como cetim - mas sim, duas outras coisas: em primeiro lugar, a cor de seus olhos! São, novamente, de uma cor que eu nunca havia visto em nenhum outro pássaro, indo do azul-índigo ao violeta. Lindíssimos! E além disso, este pássaro tem um hábito bastante peculiar: ele constrói estruturas feitas de gravetos (semelhante a um ninho, mas na verdade é apenas o cenário para o acasalamento), e o decora com objetos chamativos da cor azul! E inclusive "pinta" os gravetos do caramanchão com o suco azulado de frutinhas que encontra. Também usa objetos brilhantes, conchas, penas coloridas, e até flores, que ele troca quando murcham... tudo para seduzir a fêmea.


Pomba-apunhalada (Gallicolumba luzonica)

 Esta pombinha tem, pra mim, uma aparência misteriosa e trágica. A mancha vermelha no peito faz parecer que ela foi ferida no coração... seu nome em inglês é Bleeding Heart Dove. Ela é considerada um pássaro ornamental.

Robin Cor-de-rosa (Petroica rodinogaster)

Já viram coisinha mais preciosa? Dá vontade de comer, de tão fofo. Nem preciso dizer mais nada, apenas olhem essa fofurinha!

Pronto, chega de passarinhos por hoje! =)

9 comentários:

  1. Que lindos! Nunca tinha visto pássaros assim... Adorei! =D

    ResponderExcluir
  2. AHHHHHHh eu simplesmente ameio ultimo (na verdade eu amei todos, mas o ultimo tem algo especial)

    ResponderExcluir
  3. Tô apaixonada por todos todos. Principalmente pela Bleeding Heart Dove, fiquei até inspirada.
    Lindo post.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Pomba-Apunhalada é o animal totem de quem gosta de se fazer de vitima?

    Brincadeiras à parte, muito lindo todos eles.

    ResponderExcluir
  5. Me identifiquei muito com a pombinha apunhalada no coração.

    ResponderExcluir
  6. Nunca tinha visto nenhum desses pássaros. Amei o primeiro, roxinho... mas todos são lindos.

    :)

    ResponderExcluir
  7. nossa, esse post despertou em mim uma admiração por pássaros que eu nunca tive! nunca tinha parado pra pensar em como eles são maravilhosos.

    ResponderExcluir
  8. awawawawawa
    primeira vez no seu blog moça e amei!!
    adoro passarinhos e suas ilustraçoes são lindas parabens:3

    ResponderExcluir
  9. Todos sao lindos mais o que mais gostei foi do Pássaro-cetim :-)

    ResponderExcluir

Real Time Web Analytics