sábado, 28 de abril de 2012

Pó e estrelas


E finalmente terminei o desenho da mina com seis braços. O último WIP que postei está aqui.
Já me perguntaram o significado, o por quê de ela ter os dedos escuros, o nome dela, etc, mas olha, não sei dizer nada disso. Geralmente eu faço o desenho e depois encontro os possíveis significados ou simbolismos, ou outras pessoas fazem isso. Até gosto assim. Arte é uma coisa que vem do subconsciente, pode ser uma coisa meio oracular, meio canalizada, ela pode ser uma mensagem pra você mesmo.

Eu batizei essa pintura de Dust and Stars (Pó e Estrelas. Era pra ser um título provisório, porque sou péssima pra entitular os desenhos, mas acabei gostando). Alguém comentou que ela parece ser algo sobre criação e destruição, e no final acho que se encaixa. Ela guarda suas semelhanças com os deuses hindus Shiva e Kali, que foram mesmo inspirações. O pó é o resultado final da destruição, mas também matéria de criação - do pó viemos e ao pó retornaremos. A mulher-deusa parece estar num deserto, levantando poeira com sua dança. No interior de seus cabelos (e pêlos!) e na abóboda sobre si, as estrelas brilham. Também somos feito de pó de estrelas, e elas mesmas nascem e morrem constantemente. A luz das estrelas que vemos no céu provavelmente pertence a estrelas que já não existem, são apenas um eco que chega até nós. E outras tantas estão nascendo, e sua luz levará milhões de anos até que seja vista no nosso céu. Você já se deu conta, hoje, de que está em meio a esse espetáculo colossal, com coisas gigantescas além de nossa capacidade de concepção, brilhando, nascendo, morrendo, interagindo, explodindo, criando, girando, devorando, viajando, iluminando, colorindo o espaço negro, em toda sua volta, neste exato momento?

"Se as pessoas saíssem de casa toda noite e olhassem as estrelas, aposto que a vida delas seria bem diferente", já disse Calvin (de Calvin & Hobbes).


5 comentários:

  1. Adorei a simbologia por trás do desenho. Os cabelos dela também ficaram muito lindos com as estrelas =)

    ResponderExcluir
  2. curti foi mtcho os tons de pele e as manchas no dedo

    ResponderExcluir
  3. Sou apaixonada pelo seu trabalho artístico Caroline, e acho que somos bem parecidas pelo o que li até hoje por aqui. Já tentei te adicionar no Facebook mas acho que você é um pouco reservada, tudo bem, o elogio está dado. Aryanne

    ResponderExcluir
  4. Tudo que você escreveu nesse post me lembrou muito este vídeo. Já viu? http://www.youtube.com/watch?v=9D05ej8u-gU

    ResponderExcluir
  5. A resposta pra pergunta é SIM! Sim, eu já pensei nisso, nesse grande espetáculo que acontece todos os dias! E não me canso de pensar, afinal é tudo muito maravilhoso para ser esquecido! Realmente a vida das pessoas mudaria, e pra melhor, acredito que elas se tornariam mais curiosas e dedicadas ao conhecimento, e teriam mais beleza em suas vidas! Simplesmente mágico algo que é um tanto quanto real!

    ResponderExcluir

Real Time Web Analytics