terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Os chifres do Salvator Mundi


Quando descobriram o Salvator Mundi de Da Vinci, fiquei fascinada por ele na mesma hora. Não só pela beleza da pintura, mas também pelo ar misterioso que ela possui, o rosto onírico de Jesus, a transparência límpida da bola de cristal. Enfim - achei definitivamente mágico.

Resolvi cometer a "heresia" de fazer uma versão "pagã" do Salvator Mundi. Acho que chifres caem muito bem nele. Admito que também acho divertido brincar com as concepções cristãs de que chifres são algo demoníaco - e antes que um destes cristãos me acuse de "profanar" seu ídolo, vale lembrar que as entidades pagãs anteriores ao cristianismo foram todas apropriadas e demonizadas por esta nova religião. E transformou-se no Diabo cristão a imagem de tantos e sagrados deuses cornudos da natureza.

Os chifres são um óbvio símbolo de poder e força, e têm o mesmo valor simbólico que a coroa. Mesmo na simbologia bíblica, chifres significam o poder de um rei. No plano mitológico, simbolizam tanto o poder do sol e da virilidade (chifres de carneiro), quanto da lua e a feminilidade (chifres de touro).

Os chifres de carneiro, além de estarem ligados à liderança (Áries, o carneiro, é o primeiro signo do zodíaco, e também corresponde à carta do Imperador no tarot), possuem a forma de espiral, que considero um dos símbolos mais poderosos que existem. A espiral é a base de todo o movimento do universo - desde planetas, estrelas e galáxias até os mínimos movimentos e formas naturais, o crescimento das plantas, gavinhas, caracóis, conchas, ondas e tornados (e os cachos dos cabelos de Jesus...). É também o movimento de ascendência, iluminação, conexão com o Divino e interiorização.


Por fim, considero chifres mais que apropriados para coroar a cabeça de um Salvador do Mundo, e torná-lo mais semelhante aos antigos deuses da Natureza.

13 comentários:

  1. Eu acho lindo tudo o que tu faz e sinceramente achei essa versão melhor que a original!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que interessante! Não conhecia essa pintura - mas né, eu não conto, porque não entendo nada de arte.

    Mais interessante ainda a concepção sobre chifres. Aliás, gostei mais do seu! haha


    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Sempre admiro muito a sua habilidade com o desenho, mais ainda quando um desenho tão bonito e bem executado como esse traz tanto conhecimento e curiosidade sobre o assunto.

    Tanto a obra original como a sua têm um aspecto bem intrigante que me faz observar por vários minutos. No caso da obra original o que mais me intriga é o orbe transparente, mas na sua são os olhos e os chifres, que dão uma forma mais imponente a ele.

    Eu não entendo nada de arte. Só quis falar um pouco como a admiração por esse trabalho vai além do "é bonito" para mim.

    Parabéns pelo trabalho e obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  4. Carol,
    Adorei seu desenho! Em sua versão o Salvador desceu dos céus para se tornar mais terreno. :)

    ResponderExcluir
  5. Não sou uma especialista em arte em geral, mas gosto muito das coisas do Da Vinci. Das dele e das do Botticelli, que faz principalmente rostos que me fascinam... Gostei muito da sua releitura. Não entendo como podem considerar "demoníaco" algo tão bonito e tão presente na própria natureza considerada "divina". Bom, vc sabe que tb adoro desenhar chifres... Pq eles são sim muito bonitos. Tem algo de mágico, e os unicórnios não me deixam mentir. Sempre que vou desenhar alguma criatura mágica tenho o impulso de desenhar chifrinhos nela (e asas e orelhas pontudas tb), e tento me controlar pra não ficar muito repetitiva... :P

    ResponderExcluir
  6. Adorei! Ficou MUITO legal!
    Também não entendo como uma expressão da natureza pode ser considerada demoníaca e completamente má.
    Tudo o que é gerado na natureza é belo. Até mesmo na podridão nasce a vida. E isto é bonito.
    Os chifres são lindos e adoráveis. Tanto quanto chifres podem ser. :)

    ResponderExcluir
  7. Eu não conhecia o Salvator Mundi, é incrível mesmo! Sua versão ficou perfeita, os chifres são poderosos e tbm espirais, que coisa linda!

    To sempre por aqui espiando, como fazem as fãs ...

    =)

    ResponderExcluir
  8. Oi Carol,
    Sou fascinada pelo teu blog!

    Você é muito talentosa e criativa, e não só com desenhos, que são realmente maravilhosos, mas adoro tua voz nos teus escritos também.

    Muito sucesso!

    ResponderExcluir
  9. nossa achei um absurdo essa pintura uma pq vc ja zuando uma arte que e uma imagem do salvador e vc vai e coloca um chifre orrivel

    ResponderExcluir
  10. O Moisés do Michaelangelo também era chifrudo:

    http://en.wikipedia.org/wiki/Moses_(Michelangelo)

    Mas aparentemente os chifres dele tem origem em um erro de tradução na bíblia que o Michaelangelo estava usando como referência.

    ResponderExcluir
  11. estava comentando sobre a simbologia dos chifres com um amigo, por causa dos chifres da malévola, e voltei pro teu blog pra mandar pra ele o cristo cornudo. daí redescubro tua ilustração tão linda e a observo como nova. moça, que talento!

    ResponderExcluir
  12. Augusta de Manaus9 de agosto de 2012 08:56

    E quem disse que esse é é Jesus? v
    Visto que uma imagem criada por homens, não sei quem foi o primeiro que inventou sua imagem loira e de cabelos compridos, mas sabemos que foi alguém. Haja vista que não existe discrição em nenhum lugar de sua aparência somente de seus feitos
    Gostei muito de seu blog, parabéns pelas artes

    ResponderExcluir
  13. Lindo!

    Eu tive uma visão, de um ser, com rosto parecido com o de Jesus, e ele tinha chifres
    Desde então eu fiquei intrigado e hoje eu resolvi procurar
    procurei pelo termo "Jesus com chifres", pois acredito que ele é assim. Embora a igreja tenha "demonizado" os seres divinos da natureza, acredito que Jesus como ser divino que é, jamais apoiaria tal fato, Ele em toda Sua Sabedoria sabe o poder da natureza e o quão sagrada ela é. Jesus pode não ter tido chifres em vida humana, mas com certeza ele o tem em vida espiritual, e se Ele voltar, com certeza terá chifres.

    Os líderes mundiais, corruptos, sabendo dessa verdade, profanaram sua imagem. Pegaram aquele individuo chamado jesus, que ficou famoso após sair com a madona, e fizeram um ensaio fotográfico com ele, seminu, portando a bandeira dos estados unidos e com chifres na testa. Eu achei isso na internet quando fui pesquisar por "Jesus com chifres".

    Graças aos 7 Deuses desse mundo, que estão vigilantes sobre a corrupção do homem, e graças ao Deus maior criador do céu e da terra, patrono da natureza, O Sem Nome, que vive no Vazio do Espírito, que você fez esse desenho, e a minha visão ganhou uma forma artística a altura.

    Obrigado
    e Parabéns

    ResponderExcluir

Real Time Web Analytics