domingo, 15 de janeiro de 2012

Um segredo de magia


Às vezes eu gostaria de poder abrir o peito e tirar de dentro de lá o que me pesa, me perturba, me devora, me aflige. Literalmente não dá - mas quando desenho uma representação desse sentimento, isso me proporciona um alívio enorme. De certa forma, se torna real.

Uma vez eu sonhei que estava numa reunião de feiticeiros e magos negros. Estávamos todos sentados em torno de uma mesa retangular e baixa, de modo que ficávamos sentados no chão.
O feiticeiro líder, de capuz, chamou a atenção de todos para falar - mas enquanto falava, olhava diretamente para mim - e explicou que, caso desenhássemos um demônio e no desenho o fizéssemos aprisionado, nós efetivamente estaríamos prendendo aquele demônio e submetendo-o ao nosso controle, porque o ato de desenhar projetava a realidade.

Na época eu era perturbada por um demônio em particular. Eu o desenhei e tracei um círculo em volta, para detê-lo ali dentro.

A arte é uma excelente forma de magia.


(Vocês deverão perguntar se aprisionar o demônio dentro do círculo no papel funcionou para mim - a resposta é: não por algum tempo, mas mais tarde ele acabou de fato perdendo a força, quando parei de dar este poder a ele. No papel, ele continua ali, preso dentro do círculo, e hoje em dia é só um simples desenho.)

13 comentários:

  1. cada um prende seus demonio da forma que pode.



    mas vc com certeza prende de uma das formas mais belas e inspiradoras que eu ja vi. por favor, continue. :)

    ResponderExcluir
  2. Carol tem um livro chamado O Mundo Mágico dos Desenhos, recentemente lançado no Brasil. Até pouco tempo atrás tava esgotado.
    É sobre uma técnica de análise psicológica por meio de desenhos de pacientes que se assemelha muuuito à análises de tarot, e é FODA!
    Fica a dica!

    ResponderExcluir
  3. po errei o nome, é O Mundo Secreto dos Desenhos:
    http://www.livrariadopsicanalista.com.br/produto/2271934/O-MUNDO-SECRETO-DOS-DESENHOS---UMA-ABORDAGEM-JUNGUIANA-DA-CURA-PELA-ARTE

    ResponderExcluir
  4. Uma vez eu desenhei uma situação ruim querendo muito que ela acontecesse,na verdade eu ficava muito tempo desejando aquilo...
    E ela aconteceu (sem a parte que me favorecia).
    Eu me sinto culpada por esse desenho até hoje .

    ResponderExcluir
  5. Olá moça, me parece que hoje é seu aniversário, não?
    Desejo-lhe muitas coisas boas...

    Fraternalmente,

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol! Obrigada por me explicar o que são ACEOs, eu nunca tinha lido nada a respeito... Gostei da idéia, quero tentar quando conseguir um tempo pra mim, parece algo bem bom de se fazer! Aí se sair um bonito a gente troca sim, eu adoraria muito muito ter uma arte sua tb. :3

    Sabe que eu tb tenho uns sonhos bem mirabolantes? Geralmente são bem confusos, mas as vezes são tão complexos e detalhados que eu fico um tempão pensando a respeito... Num dos últimos eu sonhei que eu era um dos cavaleiros do Apocalipse e tinha um cavalo feito de sombra, o mundo ia acabar e tínhamos (eu e os outros cavaleiros q tb eram outras pessoas como eu) que procurar a lâmina de uma adaga pelo mundo, pq era muito importante, não faço nem idéia do pq... Esse era mais sinistro, tem uns sem pé nem cabeça tb. :O

    Gosto muito das suas teorias sobre a magia do desenho. Acho que preciso prender alguns demônios tb.

    :*

    ResponderExcluir
  7. Posta o desenho para agente ver, do demônio aprisionado.
    Eu tenho medo de sombras, durmo com a luz acesa. Ja estou bem grandinha pra isso (20 anos...rsrs Vou desenhar então...

    Bjins

    Rosy

    ResponderExcluir
  8. Rosy, não quero postar o desenho do demonho aqui não... hahah! Deixa ele ali guardadinho. Ele é mto feioso!

    Eu tbm tenho medo do escuro, e passei boa parte da minha vida dormindo de luz acesa! E sempre tinha pesadelos e via coisas no escuro. Agora eu já consigo dormir no escuro, haha... mas ainda tenho medinho.

    ResponderExcluir
  9. Bela, caramba. Imagino como é carregar a culpa de algo assim =(
    Pq não tenta fazer um desenho simbolizando vc livrando-se da culpa? Creio que nada acontece fora da hora certa.

    ResponderExcluir
  10. Gabi, obrigadíssima pela dica do livro! Vou ver se consigo um exemplar, parece interessantíssimo!

    ResponderExcluir
  11. Essa moça do desenho me lembrou bastante a Delírio, do Sandman.

    Muito bonito o desenho :)

    ResponderExcluir

Real Time Web Analytics