domingo, 25 de dezembro de 2011

Merry Krampus


Uma ilustração rapidinha que fiz do Krampus pro Natal não passar em branco. Na verdade o dia de Krampus, especificamente, é em 5 de dezembro, mas eu só lembrei dele hoje, no Natal. Não tá super bem finalizada mas é só pra ficar de lembrança, hehe.

O Krampus é um "demônio natalino" presente nas lendas de várias regiões dos Alpes, provinda do folclore germânico. Ele acompanha São Nicolau na época do Natal - enquanto este distribui presentes às crianças boazinhas que se comportaram, o Krampus pune as crianças que foram malvadas dando-lhes chicotadas com um feixe de galhos. As crianças que foram particularmente terríveis, ele as coloca num barril em suas costas e as leva para o inferno com ele.

Efetivo, né?

Em alguns lugares ainda se comemora a noite de Krampus, em que jovens se vestem como ele - usando máscaras demoníacas com chifres e pelagens de bode - e saem pela rua assustando e perseguindo crianças e mulheres, arrastando correntes e sinos enferrujados. E às vezes, "chicoteando" jovens mulheres e garotas (Krampus, guardando suas semelhanças com deuses da fertilidade, é uma entidade bem safada, também).
"Saudações de Krampus", um cartão tradicional.
São Nicolau e sua gangue de Krampus.
Krampus aparentemente faz sucesso entre as mulheres.

Se quiser saber mais e ver um monte de imagens legais e cartões do Krampus, tem um site especialmente sobre ele *aqui*.

4 comentários:

  1. Nossa, que legal! E não conheçia este demônio. Adorei a ilustração, ficou ótima!

    ResponderExcluir
  2. Que horrivel,escroto...

    ResponderExcluir
  3. Hahaha, desculpe por ofender os seus olhinhos, Anônimo.

    ResponderExcluir
  4. me lembrou um pouco o aspecto visual do Belphegor..., perincipalmente pela língua fálica

    ResponderExcluir

Real Time Web Analytics