domingo, 31 de julho de 2011

A jaula da civilização

"Em tais lugares (prosseguiu ele enfim), por serem simplesmente trancafiados, os animais quase sempre são mais reflexivos do que seus primos nas florestas. Mesmo os mais obtusos não podem deixar de intuir que há algo de muito errado com aquele modo de existir. Quando digo que são mais reflexivos, não estou sugerindo que adquiram o poder de raciocinar. Mas o tigre que vemos perambulando nervosamente pela cela na verdade se dedica a algo que um ser humano reconheceria como um pensamento. E esse pensamento é uma pergunta: Por quê? "Por quê, por quê, por quê, por quê, por quê, por quê?", o tigre se pergunta hora após hora, dia após dia, ano após ano, ao repisar seu infindável trajeto atrás das barras da cela. Ele não pode analisar a pergunta nem ampliá-la. Se fosse possível perguntar à criatura: "Por que o quê?", ela não seria capaz de responder. No entanto, a pergunta queima como chama inextinguível em sua mente, causando uma dor lacerante que só se aplaca quando a criatura entra numa letargia final, que os técnicos reconhecem como uma rejeição irreversível da vida. É claro, esse interrogar é algo que o tigre não faz em seu hábitat."

(Daniel Quinn, em "Ismael")

14 comentários:

  1. Vc falando de tigre e eu me lembrando que ontem passou um cara no Faustão (péssimo, eu sei) que morou uns 2 anos com os lobos. Se não fosse o inconveniente apresentador, seria uma reportagem melhor apreciada. :) Lobos e tigres são lindos!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, adorei, que coisa profunda.

    ResponderExcluir
  3. Acho que já ouvi falar desse cara, Bee! Ele se tornou o líder da matilha pra ser aceito, né?

    Ayla, eu recomendÍSSIMO este livro. É maravilhoso. A história é sobre um gorila, o Ismael, que ensina as coisas que ele aprendeu sobre a civilização humana, para seu aluno humano... =) É ele quem está falando neste trecho que transcrevi. É genial.

    ResponderExcluir
  4. Nunca li algo do gênero, estou encantada =)

    ResponderExcluir
  5. Magnifico, poucas pessoas conseguem descrever tão bem seus sonhos.
    Os meus costumam ser aventuras com perseguições, eu acho >D

    ResponderExcluir
  6. Nossa, fiquei muito interessada neste livro!
    Imagine ter um gorila como professor ou algum tipo de mestre, ia ser incrível.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Caroline

    Meu nome é Amanda, sou estudante de Artes Plásticas da UnB.
    Gostei muito do teu blog e dos teus trabalhos.
    Eu também gosto muito de fadas.

    ResponderExcluir
  9. O cara é esse mesmo... deve ter algum videozinho no youtube que o faustão não atrapalhe com suas observações idiodas e completamente dispensáveis. :)

    ResponderExcluir
  10. Eu sempre vejo programa deste cara no Animal Planet.
    Agora o programa mostra ele tentando integrar a esposa dele na matilha. O nome do programa é "Uma Estranha entre Lobos", é bem legal.

    ResponderExcluir
  11. Carol, acabei de ver esta postagem do seu tumblr:
    http://fadamariposa.tumblr.com/post/6747285563
    E eu já vi este animal! Não só vi como tenho vários "esqueletos" deles.
    Como são insetos, está mais para casca do que esqueleto, mas são lindos!

    ResponderExcluir
  12. Ayla! É uma cigarra, não? Eu nunquinha encontrei uma casca delas! Eu queria mesmo era encontrar uma asinha, hahaah! =p

    ResponderExcluir
  13. Não tenho certeza, mas acho que é uma cigarra sim. Aquelas asas são mesmo lindas!

    ResponderExcluir
  14. Olá moça, sou do projeto Mayhem, acho bem legal seu trabalho... vou passar a acompanhar o blog... Beijos!

    ResponderExcluir

Real Time Web Analytics