domingo, 10 de abril de 2011

Bichinhos do Parque Barigui

Da última vez que fui ao parque Barigui, levei a câmera para fotografar alguns bichinhos de lá. Em outros dias, havíamos visto macaquinhos, um pássaro alma-de-gato, sem contar as capivaras, o (famoso) jacaré, um monte de quero-queros, chupins, e muitas borboletas coloridas num arbusto de flores. Mas eu havia esquecido a câmera... Então no dia seguinte eu levei, e aqui estão algumas fotos que consegui.

Pesquisei os nomes científicos de todos eles. =)

Logo na entrada sempre vemos trocentos chupinzinhos (Molothrus bonariensis) em bando, na grama. Eles parecem pequenos corvinhos, e os machos têm essas penas lindas reluzentes em tons de azul e violeta. O chupim é conhecido por botar seus ovos nos ninhos de outras aves, para que elas possam chocá-los e alimentar os filhotes. Safado que só.

Não consegui fotografá-los muito, porque não paravam quietos.

No mesmo gramado dos chupins, tinha um casal de quero-queros (Vanellus chilensis). Nesta foto não consegui enquadrar ele inteiro, mas é a melhor pra ver os detalhes das penas, que parecem cortadinhas com tesoura. Ele também tem penas reluzentes, em amarelo, verde, cobre e lilás.

E logo mais pra frente, no mesmo gramado, identificamos um ninho de coruja-buraqueira (Athene cunicularia)... e eles são isso mesmo, um buraco no chão! Logo vimos o casalzinho de corujas nos observando atentamente de uma árvore. Quando me aproximei pra tentar ver o ninho, a corujinha da 2a foto (imagino que seja a fêmea) saiu voando, passou na minha frente e foi pra outra árvore, acho que pra chamar minha atenção pra longe do ninho.

Depois fomos visitar o arbusto das borboletas. Infelizmente não tinha tantas borboletas nem tanta variedade de espécies quanto havíamos visto no outro dia. Pesquisei seus nomes científicos. A mais comum era esta aqui (do gênero Heliconius, mas não consegui descobrir a espécie certinho):

Esta última parece estar saindo de seu casulo! E o que parece ser uma ninfa de percevejo (ainda não identifiquei) tá ali de gaiato, provavelmente sugando a borboleta...

Estas são maravilhosas! O vermelho de suas asas é muito intenso. São da espécie Anartia amathea.

Essa lindinha é uma Heliconius ethilla.

Essa pobrezinha tava toda enrolada numa teia de aranha! E ainda estava viva, com uma patinha mexendo.

E por último, uma (aparentemente) ninfa de percevejo, igual àquela que tava no casulo da borboleta. Eu não consegui descobrir a espécie desse bicho de jeito nenhum!

Também vimos um esquilinho, bem no alto de uma árvore. Tentei fotografar, mas só dá pra ver uma mancha, tava bem longe o danadinho. Só o encontramos porque ouvimos o som dele roendo alguma coisa. Os macaquinhos que vimos da outra vez também só vimos por causa do barulho deles, que parecia um assovio.

Tanta coisa linda num parque no meio da cidade, né? E todos soltos. A maioria das pessoas não dá nenhuma atenção a esses detalhes. Aliás, o que tem de lixo jogado no meio da floresta do parque, e na água, na grama... muito triste de ver.

10 comentários:

  1. nossa q coisa mais linda XD varias especies em seu habitat natural é lindo de ve XD aonde é esse parque eu gostei dele rsrs so naum sou muito fã de insetos naum rsrsrs mas os bichim é lindo rsrs XD

    ResponderExcluir
  2. Uia, pensei q tinham tirado o jacaré de la? não? O_o
    parece q ele tinha matado uns patinhus hahaha

    ResponderExcluir
  3. Juliana, esse parque é aqui em Curitiba =)
    F, acho que patinhos ele mata o tempo todo pra se alimentar né haha... mas o que pegou, foi que ele tinha comido um cachorrinho de alguém que tava passeando! ACHO que tiraram esse que comeu o cachorro, mas ainda tem 1 ou 2 jacarés lá...

    ResponderExcluir
  4. Gente, só defendendo o jacaré, ele se alimenta mais de insetos mesmo, os patinhos ele deixa em paz! rs

    ResponderExcluir
  5. Insetos? =o Achei que peixinhos, no mínimo.

    ResponderExcluir
  6. Pena que no site da anda só saiu uma parte do que escrevi, leia a integra aqui: http://www.obafloripa.org/blog/2011/04/pc-siqueira-diz-que-adora-ganhar-coisas-e-por-isso-quer-de-presente-mais-um-cachorro-de-raca/

    Vim aqui falar contigo porque odiei os "holofotes"
    Eu entendo as criticas, já pedi para arrumarem la no site, mas negaram fazer o que.

    ResponderExcluir
  7. Achei tão linda a segunda coruja...

    ResponderExcluir
  8. um detalhe legal do quero quero é que ele possui um ferrão na dobra de cada asa.

    ResponderExcluir

Real Time Web Analytics