domingo, 7 de março de 2010

Mariposa Beija-flor

Conhecem a Mariposa Beija-flor?

Essa mariposa imita o formato e o comportamento dos beija-flores. Ela têm pêlos no corpo todo e um apêndice que parece a cauda do beija-flor, suga o néctar das flores e também bate as asas em alta frequência.

Ela tem essa forma para enganar seus predadores, os passarinhos.

Aí você pensa em como a natureza é inteligentíssima. Como a mariposa "descobriu", ao longo de milhares de anos, como um beija-flor se parece, para imitá-lo em aparência? É o mimetismo das espécies... obra do acaso da evolução. O acaso, este também é inteligentíssimo.

Não sei quanto a vocês, mas eu acho incrível.

Ah, ela é da família dos esfingídeos - mariposas esfinge.
Pesquisando sobre elas, descobri que existem lendas relacionando beija-flores e mariposas:

Há uma que diz que o beija-flor originalmente era uma borboleta, que foi se vestindo de penas, primeiro negras, depois cinzentas, aí douradas e cor-de-rosas até resplandecer todas as cores na luz do sol.
No nordeste brasileiro se diz que mariposas viram beija-flores, ou que beija-flores surgem a partir de lagartas, como as mariposas.

Aliás, também dizem que bruxas se transformam em beija-flor ou mariposa para sair por aí...


"O padre Simão de Vasconcelos dá depoimento firme: "Esta avezinha, suposto que fomente seus ovos e deles nasce, é coisa certa que é produzida muitas vezes de borboletas. Sou testemunha que vi com meus olhos uma delas, meio ave e meio borboleta, como ia se aperfeiçoando debaixo da folha de uma latada, até tomar vigor e voar" (Crônica, 1, I, p.112)."

(Fonte: http://www.jangadabrasil.com.br/revista/marco88/es8800306.asp)

10 comentários:

  1. Fotos perfeitas!! ^_^

    Jú (eledhwen)

    ResponderExcluir
  2. Que coisa mais impressionante, wow!

    ResponderExcluir
  3. Impressionante MESMO! O_O Nunca pensei q pudesse existir uma lindeza dessas!
    :)

    ResponderExcluir
  4. Eu sou FODA!! Bastou eu comentar ha dois dias e você posta coisa nova!! u_u

    Falando sério, cara que interessantíssimo, é tão legal ver essas coisas, você deveria postar essas curiosidades com mais frequência =)

    Isso mostra como a natureza é sábia e perfeita sempre nos surpreendendo, existem tantas coisas interessantes que a gente nem faz idéia...

    Isso me lembra de um beija flor que ficava voando em circulos que nem um louco aqui na garagem de casa, eu até parava para olhar de tão engraçado que era.

    ResponderExcluir
  5. Hahahaha nossa, que engraçado, eu não sabia dessa pira das borboletas, mariposas e beija-flores...

    Bem, procura sobre um bicho chamado Jequitiranobóia, tem uma história bem semelhante também! =]

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Nossa, essa borboleta é muito bonita, a natura sempre tem surpresas

    ResponderExcluir
  7. Faz uns cinco anos que venho procurando saber que tipo de bicho eu havia visto. Hoje vi na TV Escola um documentário sobre esta mariposa. Eu morei na zona rural por muito tempo e só vi um exemplar há cinco anos atrás. Creio que deva ser bastante rara.

    ResponderExcluir
  8. Que coisa mais linda do universooo!! *__*

    ResponderExcluir
  9. eu chamo esse bichinho de Beija-leta :P

    ResponderExcluir

Real Time Web Analytics