domingo, 25 de outubro de 2009

Polvo e seu simbolismo

Este polvo não está terminado e é uma comission pra uma moça que vai usar o desenho como estampa numa peça de roupa. Tô postando pra atualizar um pouco o blog!
Aí aproveitei e fui pesquisar sobre o simbolismo do polvo (sim, adoro simbolismos, deu pra notar). Eu sempre tive a impressão de que o polvo teria um simbolismo negativo. Mas nada, ele até é usado por marinheiros como símbolo de sorte e proteção, por toda a magia e fascinação que ele inspira, com suas aparições misteriosas e o modo como solta nanquim negro na água para causar confusão e ilusão, e escapar.

Alguns dos seus simbolismos são complexidade, variedade, diversidade, inteligência, visão, mistério e ilusão. Vocês já viram um polvo se movendo? É hipnotizante... sem falar que eles mudam de cor e de forma para se adaptar ao ambiente, de maneira absurda. É também considerado o mais inteligente animal invertebrado dos mares.

O movimento circular dos tentáculos nos remete ao símbolo e significado da espiral. Na arte da civilização minóica, em vasos e tigelas, o polvo era mostrado se desenrolando, e acredita-se que isso significava a criação e expansão do universo.

Outros significados simbólicos a que o polvo está ligado: o número Oito, defesa, estratégia, flexibilidade, adaptabilidade, imprevisibilidade. Como é um animal da água, também está ligado aos simbolismos desse elemento: a Lua, o signo de Câncer, chuva, trovão, emoção, intuição, criatividade, psique, fluidibilidade.

Enfim, há muito mais simbologias relacionadas a ele. Saber de tudo isso me fez me apaixonar por esse animal. Fascinante.

10 comentários:

  1. eu não acredito, ela postou!

    Polvo é um bicho muito loucoXDXDXD
    água-vivas então nem se fala, aliás, animais marinhos são os que eu mais curto! %D

    legal teu post,cheio de informações!

    e os Gerbils,tem alguma simbologia???

    abraço!

    ResponderExcluir
  2. Engraçado, quando vi essa imagem me lembrei dos japoneses xD

    Cara que legal, eu também adoro esses simbolismos.
    Eu soube de um que era daquele momento que Jesus anda sobre a água, que simbolizava o fato dele "caminhar" acima das ilusões, é bem interessante. Tem outra da Mariposa, que é parecida com a que você postou aqui mas vista sob aspecto negativo. Simboliza a pessoa que sempre "rodeia" a luz mas nunca se elvolve, nunca penetra ou faz parte dela. Tipo aquelas velhas que ficam na igreja o dia inteiro para depois fazer fofoca dos outros sabe?!xD

    ResponderExcluir
  3. Acabei de ver outro ACEO no seu Deviantart, pode adimitir, você só estava esperando eu cobrar para postar aqui. u_u

    ResponderExcluir
  4. Hahaha Allan, a simbologia dos gerbils deve ter a ver com hiperatividade e cafeína XD E FERTILIDADE, pq como esses bichos tem filho, meu deus.

    Stewie, é, eu só tava esperando =x haha na verdade eu só to dando um tempo entre um post e outro. E interessante esse aspecto negativo da simbologia da mariposa q vc falou.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Discordo de que o polvo seja o mais inteligente, creio que o lula seja, ele até virou presidente do brasil :P
    Agora revisado :P

    ResponderExcluir
  7. Olá. Adorei sua postagem sobre o Polvo e seu simbolismo.. Mas fiquei curiosa, você sabe o que água viva também simboliza? me interesso muito por esses animais, até mesmo estou escolhendo entre um polvo ou uma água viva para tatuar em meu corpo.

    Adoraria conhecer o significado da água viva também.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Kasarti!

    Pesquisei e encontrei o seguinte sobre o simbolismo da água-viva:
    Ela está intimamente ligada com o elemento água e sua energia (emoções), o entendimento do valor de se flutuar, deixando-se levar pelas correntes ao invés de lutar contra ela, ser maleável, aceitação e fé, de confiar que as correntes a levarão aonde vc precisa ir.
    Por ser transparente, ela nos mostra a verdade interior. E apesar de ser tão frágil, ela mostra que mesmo a mais vulnerável das criaturas tem a habilidade de se proteger, pois a água viva tem a capacidade de nos queimar com seus tentáculos.

    ResponderExcluir
  9. Nossa ameei sua definição! Procurei a simbologia pois quero tatuar um polvo no meu antebraço direito.. Sou de gêmeos e essa definição: "flexibilidade, adaptabilidade, imprevisibilidade. Como é um animal da água (...) emoção, intuição, criatividade, psique, fluidibilidade." tem tudo a ver!

    Já esta tem mais a ver comigo mesmo: "complexidade, variedade, diversidade, inteligência, visão, mistério e ilusão."

    <3 agora só falta decidir entre diversos desenhos de polvos haha

    Aliás seu blog é muito lindo :)
    Beijos
    Karen

    ResponderExcluir

Real Time Web Analytics