domingo, 19 de julho de 2009

O simbolismo da mariposa

Baseei as asas desta fada na linda mariposa Actias luna:

Assim como a borboleta, a mariposa também passa pelo processo de metamorfose, tão significativo como símbolo de transformação. Mas ao contrário das borboletas, as mariposas são noturnas.
Para os astecas, a mariposa era conhecida como o "Sol Negro", pois atravessa os mundos subterrâneos em sua viagem noturna. Há uma deusa na mitologia asteca chamada Itzpapalotl - de "itzili", obsidiana, e "papalotl", mariposa, pois em suas asas leva navalhas de obsidiana, uma pedra negra. A mariposa Attacus atlas é associada com esta deusa.

Mariposa Attacus Atlas

A mariposa é o fogo oculto que simboliza a morte - mas a morte transformadora, pois deve-se compreender que não é esmagando a lagarta que conseguimos que ela se transforme em borboleta ou mariposa. Trata-se de um ciclo contínuo de transformação. Portanto, também simboliza a imortalidade.

As mariposas são o movimento nas sombras, a alma das bruxas. Sentem-se atraídas pela luz, simbolizando a busca arrebatada pela verdade, assim como a alma se sente atraída pela divindade. Também da força consumidora da paixão, pois voa em torno do fogo, que a atrai irresistivelmente, até ser queimada.

34 comentários:

  1. Alem de desenhar bem,você escreve textos bonitos. parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. tem uma mariposa no teto de meu quarto e ela na sai de la tem 2 semanas ja.. significa u que?

    ResponderExcluir
  3. Significa que vc foi AMALDIÇOADO pelo Conselho das Mariposas para todo o sempre. A não ser que dê a ela um funeral adequado.

    ResponderExcluir
  4. "Também da força consumidora da paixão, pois voa em torno do fogo, que a atrai irresistivelmente, até ser queimada."

    Incrível isso! E é interessante como as mariposas se sentem, justamente atraídas por aquilo que pode matá-las, como nós seres humanos nos damos e lutamos em prol de amor e ideais.

    E pensar que são os insetos noturnos, - aqueles que costumamos repugnar e associar a maldições, e azar - que se parecem mais conosco, apaixonados, desesperados, extasiados pela ansia dessa aproximação que pode ser cada vez mais fatal.

    O mais curioso para mim, é que muitas vezes, (como na situação do colega aí), diferente das gaivotas que se afastam da praia, e se aprofundam cada vez mais no mar, buscando a solidão; as mariposas escolhem justamente o calor das casas humanas para acabar seus dias.

    É como se dissessem que, talvez no final, nós ganharemos asas também...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. orras q bixa filosófica... gostei hahaha

      Excluir
  5. Gostei da Amanita muscaria no plano de fundo. Chega deu água na boca.

    ResponderExcluir
  6. Não pode comer, é venenoso. hahahaha

    ResponderExcluir
  7. deve ser por isso que chamamos mariposa de bruxa aqui no sul (não sei se ai chamam tbm) elas sempre aparecem no meu quarto e sempre as mato, mas tenho pena de matar, espero que não venha karma ruim nisso D:

    ResponderExcluir
  8. Não sou muito fã de mariposas, elas são meio desengonçadas, grandes demais, prefiro borboletas, e não ligo qndo borboletas me rodeiam, mas SÓ HOJE DUAS MARIPOSAS VIERAM AO MEU ENCONTRO e não foi legal. Q q é isso, perseguição?! hauahauahauaha
    Gostei da simbologia, não sabia q valia o msm q vale pra borboletas (preconceeeito). Mas, se for assim, deve valer o msmo pra besouros tbm e todos os insetos e animais que sofrem metamorfose... não sei, não parece fazer mto sentido

    ResponderExcluir
  9. Hahah, Priscilla, tem umas mariposas que são realmente mais sem graça e desengonçadas, mas tem outras que são lindas (vai dizer que essas das fotos do post não são?). A diferença para as borboletas, a meu ver, é sua natureza noturna e a atração pela luz. Mas em geral, são simbolismos parecidos sim, afinal há poucas diferenças de uma para a outra (e, não tenho certeza, mas creio que existam mariposas diurnas e borboletas noturnas, também).

    E vc está certa, sim, todos os animais que sofrem metamorfose podem ser considerados símbolos de transformação! Tudo na natureza é metafórico. Apenas podemos escolher aqueles com que mais nos identificamos por um motivo ou outro, motivos talvez não racionalizáveis... =) E o simbolismo da mariposa não se resume apenas à sua metamorfose.

    ResponderExcluir
  10. é verdade que se eu pegar uma mariposa/borboleta com a mão ela morre?
    eu sempre as tiro de dentro da minha casa, minha irmã morre de medo...

    ResponderExcluir
  11. Anônimo, não é verdade não. Elas só morrem se vc acabar machucando elas ou danificando muito as asas, oq acho q não é o caso né? =)

    ResponderExcluir
  12. Ufa! Que bom!
    Isso, manuseio com muito amor!

    ResponderExcluir
  13. Olá, gostei de seu blog =) Confesso que procurei a respeito pois minha gata as matava em demasia, sempre mostrando o ''presente'' depois, por isso fiquei preocupada de ser algo ruim. No entanto considerarei ser somente um instinto animal e o ''prato favorito dela'', caso contrário não ficarei muito feliz também hahhaha.
    Mas agradeço a explicação =).

    ResponderExcluir
  14. ola, em minha casa apareceu uma meripousa grande marron, coloquei ela p/ fora e ela voltor. o quer dizer?

    ResponderExcluir
  15. Como se faz o funeral de mariposa, porque aparece sempre em casa e quando elas aparecem sinto dor de cabeça

    ResponderExcluir
  16. Mariposas , em alguns países ( Italia, Espanha) também recebem o nome de "brujas". No Brasil existe a mariposa negra ou mariposa bruxa, que é bastante grande e chega a ser confundida com um morcego. Mariposa não faz mal ao homem, basta segurá-las levemente pelas asas e colocá-las de volta na natureza.
    Comigo aconteceu de colocar uma dessas mariposa enormes para fora de casa, 3x, e eu morava no 23 andar...e ela voltava...deixei ela ficar e no dia seguinte ela havia sumido. Deixem as pobrezinhas em paz, elas só querem companhia... : )

    ResponderExcluir
  17. apareceu uma mariposa aqui em casa ontem, grande e negra. me assustou no início,fechei as luzes(ainda tinha luz la fora) ela voou pra fora voltou e posou na minha camisa preta pendurada no stande do microfone. ficou ali sem se importar comigo. parecia dormindo ou descansando profundamente. saí de casa e voltei uma hora depois e lá estava ela no mesmo lugar. resolvi tirar umas fotos e chegando no macro ela voou e saiu pela janela... bom assim, meu quarto não é um bom lugar para mariposas...

    ResponderExcluir
  18. Nossa, to pesquisando e acho que coincidencias não existem. Toda vez que passo por algum momento dificil na vida e saio mais fortalecida, uma mariposa me visita...Fico honrada em recebe las. Pra mim é sinal de tranformaçao e amadurecimento....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque que nos filmes de terror sempre têm mariposas? Eles fazem parecer que mariposas simbolizam coisas ruins...

      Excluir
  19. Além de ter achado o texto excelente, assim como as fotos, todos compartilharam histórias que trazem boas vibrações ao significado da mariposa. Eu, como ser noturno que sou, me identifico e gosto um pouco mais, mas as muito grandes ainda me assustam, não por mal presságio ou algo do gênero. Ao ler esse texto me senti um pouco mais próxima da espécie.

    Quem conhece a essência das bruxas, não temeriam nem a relação feita com seu nome, que a associa tanto a feitiços ou avisos de alerta. Pobres bruxas que foram difamadas pelos contos infantis, por que temeríamos sua alma se a essência da bruxa é a natureza e a alquimia?

    Muitos tópicos a se discutir e já comecei a divagar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que esse é um dos posts mais visitados do blog porque muita gente cai aqui pesquisando sobre o significado das mariposas. Fico feliz que apesar de todo a ideia de mau agouro que cerca o bichinho, muita gente compartilha histórias bacanas aqui. =)

      Excluir
  20. Fico feliz, pois durante uma celebração da Palavra de Deus, na residência de uma família, tive uma visão rápida em que eu estava de pé com os braços totalmente abertos e coberta de mariposas grandes da cabeça aos pés. Não dava nem prá ver quem eu era! Creio que foi um presságio para mim ou para a família que pediu oração de que o Espírito de Deus estava manifestando sinais de uma grande transformação para aqueles que buscavam socorro em Deus! Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que experiência linda, obrigada por compartilha-la!

      Excluir
  21. "A mariposa é o fogo oculto que simboliza a morte - mas a morte transformadora"

    Primeiro...tô apaixonada pelo blog!!! Obrigada pela indicação e por todo o carinho desde nosso primeiro contato!

    Eu tenho um sonho recorrente desde muito muito novinha (acho que a primeira vez que lembro de ter acordado assustada tinha uns 4 anos, foi também minha primeira experiência de paralisia do sono - algo beeeeeeeem frequente em minha vida rs). Eu estou deitada em um lugar muito muito claro, sei que é ao ar livre mas não consigo enxergar direito porque a luz é muito forte, e completamente imóvel, não consigo mover nada além de meus olhos. E então eu sinto um medo aterrorizante, eu sei que tem uma Borboleta se aproximando porque eu posso senti-la (e eu sempr sei quando elas estão por perto). Daí vem uma sombra, uma Borboleta ENORME pousa em meu nariz. É tão horrível, eu quero gritar correr, mas não consigo mover nada além dos meus olhos, e ela fica lá, abrindo e fechando as asas bem devagar. Nesse momento é que eu sempre percebo que estou sonhando, porque me dou conta de que se fosse real eu já teria desmaiado (o que é igualmente frequente em mina vida - desmaiar quando elas me tocam). Aí normalmente acordo em segundos, sempre paralisada. Existem épocas em que tenho esse sonho 2, 3 vezes por semana, e épocas em que fico meses sem tê-lo. E como disse, encontrar Borboletas mortas me deixa péssima, tenho dor de cabeça por horas, fico enjoada, vomito...mas aí não é o pânico, é algo que não sei explicar (até porque não reajo dessa forma a cadáveres). Ontem mesmo, saía para trabalhar e vi uma daquelas médias cinzas com pintinhas pretas que estalam quando estão em pares (não sei se você já viu dessas, são bem comuns aqui em Niterói-RJ) morta na piscina... levei 3 horas para conseguir parar de vomitar e finalmente ir para o trabalho.

    O próprio pânico (motefobia) tem períodos de maior intensidade, onde eu realmente entro em crise, e períodos mais tranquilos, quando consigo me fechar em mim para não dar piti em público.

    Mas mesmo com toda essa simbologia... ainda não consigo aplicá-la a minha situação. Medo da transformação? Medo de me iniciar (de forma séria) espiritualmente? Sei lá, acho que isso seria raso demais para me fazer desmaiar em uma via pública rsrs...

    Obrigada, mais uma vez, pela ajuda!
    Vou continuar buscando...rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro fazer uma regressão com um profissional. Com certeza te ajudará muito!

      Excluir
  22. Oi eu estava tomando banho agora e apareceu uma mariposa e começou a rodear a minha cabeça. Tem algum significado isso q ela fez? Fiquei com medo, pq aqui em Floripa dizem q mariposas são bruxas.Mas li os comentarios e fiquei mais tranqüilo sobre isso. Só queria saber o significado dela ter feito isso?

    ResponderExcluir
  23. Bom depois do banho fiquei procurando o significado das mariposas, depois que terminei minha pesquisa fui dormi e tinha mais uma na minha cama, tranquei ela em um pote, isso pode prejudicar ela ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As mariposas não lhe farão mal algum. Ao invés de trancar num pote, vc pode apenas deixá-las em paz, elas irão embora sozinhas ou morrerão, ou pode tentar colocá-las para fora da janela.

      Excluir
  24. Olá, pesquisando sobre o simbolismo da mariposa, eis-me e gostei muito dos desenhos e textos sobre as mariposas, parabéns mesmo. Eu irei colocar uma tatuagem de mariposa e ao ler sobre o simbolismo da transformação como um ciclo a significar também a imortalidade, agora não tenho dúvidas sobre a nova tattoo. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, Cezar! =)

      Excluir
  25. uma bruxinha entrou dentro de casa voou em volta de mim varias vezes ai pousou no meus pescoço ou tirei ai ela pousou no meu lado ai eu peguei com a mão e ela não queria larga de mim o que pode segnificar

    ResponderExcluir
  26. boa noite carol, sou o felipe.Estava vindo para minha casa depois de um dia bacana na casa da minha mãe.Foi um dia super agradável onde passei o mesmo analisando minha vida em si,passaram várias idéias de transformação na minha vida sobre a minha mente, no meio do caminho numa trilha entre arvores e eu com meus pensamentos em coisas positivas encontrei o que poderia ser uma borboleta ou mariposa vindo em minha direção,então eu a peguei ela andou sobre meu braço e parou em cima do livro que eu estou lendo (a profecia Celestina), eu a trouxe para casa no livro e esta no meu quarto, ela parece estar machucada o que faço? o que significa?

    ResponderExcluir

Real Time Web Analytics